Por: Daniel Amorim, Fernando, Geovany e Claudvânia (Cláudia/Rainha)] = DFGCPIISI.
Portfólio
Portfólio
(Pesquisa encomendada)
Perguntas sugeridas pela professora:
Como elaborar um portfólio?
Documentos que o compõe?
O termo portfólio designa uma lista de trabalhos de um profissional ou acadêmico contendo todos os registros do que foi visto em aula: notas, percepções, reflexões, artigos relacionados, etc., visando uma avaliação crítica do aprendizado e o desenvolvimento das competências, atitudes e conhecimentos do aluno.
Originalmente a expressão vem do inglês (anglo saxão) e define o conjunto de títulos e ações de um investidor individual ou institucional.
Quanto a estrutura um portfólio é constituído, aproximadamente, de:
· Capa
· Índice
· Introdução
· Hipótese
· Desenvolvimento pessoal
· Desenvolvimento social
· Desenvolvimento acadêmico
· Conclusão
· Anexos e
· Bibliografia
Atualmente é freqüente apresentar o portfólio em suporte digital.
Fontes de pesquisa: http://portfolioadrim.blogspot.com
Descrição da aula...
Por ser a primeira aula da disciplina a professora começou com uma ligeira apresentação, num tom quase informal, sobre ela e o módulo, onde anotou no quadro seu nome, sem nenhum contato.
Logo pediu que a turma se dividisse (ou reunisse) em grupos de quatro pessoas, anotássemos um desejo para a turma e o semestre e criássemos um grito de guerra com expressão corporal/física. O desejo foi uníssono em significado: “Que ninguém desista e que façamos a diferença”. Nosso grito de guerra, que não foi o mais aclamado, mas bem aplaudido, dizia apenas “SISTEMAS!”, acompanhado de um soquinho no ar, que não foi combinado nem seguido por todos.
Note-se que o grupo constituído em sala não era, na íntegra, o mesmo da elaboração do presente blog.
Na seqüência assistimos, três vezes, a um vídeo motivacional: a primeira vez lendo a legenda da trilha sonora, a segunda lendo anotando algumas palavras que apareciam na tela e a terceira prestando atenção na cena, que se traduzia por um grupo de alpinistas escalando uma montanha de gelo, onde apenas dois chegaram ao topo. A mensagem foi clara, apesar de ter várias interpretações, porém não vou explicá-la aqui.
Das palavras anotadas nos foi solicitado que elaborássemos um texto, o meu está anotado abaixo, os da Cláudia e do Geovany estão a critério e o do Fernando... aparentemente ele entendeu que era um texto para o grupo todo (na verdade ainda não sei se ele não tinha razão).
Vídeo
Vídeo
(Esquece! a internet está lenta! Quem sabe outro dia....)
Texto com base no vídeo
Por Daniel Amorim
(intitulado "Vencer", as palavras-chaves estão sublinhadas)
Por Daniel Amorim
(intitulado "Vencer", as palavras-chaves estão sublinhadas)
Vencer
“Segundo o vídeo recentemente assistido e a experiência de vida de qualquer vencedor consultado, para vencer é necessário ter disciplina de trabalho, treinamento árduo para se adquirir habilidade e segurança no que faz, seja lá o que for.
É necessário ter confiança nos companheiros de jornada e imprescindível ACREDITAR NO QUE FAZ! É saudável para o sucesso a cooperação, porém indispensável o esforço individual, a perseverança, a coragem e a alta atividade. Observando-se os pontos citados o fracasso torna-se improvável e o sucesso uma meta tangível.
Porém há um ditado, provavelmente pronunciado pela primeira vez por um vencedor, que alerta sobre o “topo ser um lugar solitário”; sendo assim é inteligente esforçar-mo-nos por levar alguém conosco; em outras palavras eu diria que além de nobre o ato da cooperação é também muito benéfico.”
O próximo assunto da aula abordou as diretrizes para a elaboração do presente blog.
Em síntese a diferenciada primeira aula da professora Eliana visou à interação dos alunos ao tempo que uma exposição dos conhecimentos individuais de português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário