quinta-feira, 31 de março de 2011

Relatório da aula do dia 24/03/11.

Por: Cláudia, Daniel Amorim, Fernando e Geovany.


A aula do dia 24 de março foi dotada de algumas diferenças com relação as demais. O assunto continuou sendo interpretação de textos, porém desta vez partimos para um nível de interpretação “mais profundo”, segundo a professora Eliana, encarando, por assim dizer, alguns temas para os quais “não estávamos preparados”. Basicamente músicas com jogos de palavras um tanto polêmicos, e outras ainda com o autor se pondo na pele de personagens nada condizentes com a sua realidade.
Mas o diferencial maior consistia numa caixa amplificada instalada na sala especialmente para a aula.
A primeira música analisada foi Segredos (Procuro um amor...), de autoria do Frejat; a letra todos conhecem e a interpretação é a que segue:

O narrador não é identificado por nome apenas pelas características de um indivíduo obstinado em encontrar um novo amor, diferente dos que até então encontrou; experiente, mostra-se determinado a fazer com que a nova relação seja harmoniosa e bem sucedida. Há quem se arrisque a dizer que esta não será a última busca do tipo por parte do personagem/narrador.

Apesar de sucinta, vale lembrar que esta interpretação rendeu um elogio da professora. (rsrs... não me aguentei!)
______________________________________________

A segunda música merece um destaque maior pela riqueza , ousadia e habilidade com que o autor brinca com o sentido das palavras. A melodia é carregada de sentimentos quase palpáveis, porém, repetindo as palavras da professora Eliana “numa primeira leitura superficial corre-se o risco de interpretar o texto de uma maneira equivocada!”. O título da música é Explode Coração e a autoria é de Gonzaguinha. Confesso que desconhecia. Segue a letra:

Chega de tentar dissimular e disfarçar e esconder
O que não dá mais pra ocultar e eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor
E entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar e me cortou
Chega de temer, chorar, sofrer, sorrir, se dar
E se perder e se achar e tudo aquilo que é viver
Eu quero mais é me abrir e que essa vida entre assim
Como se fosse o sol desvirginando a madrugada
Quero sentir a dor desta manhã
Nascendo, rompendo, rasgando, tomando, meu corpo e então eu
Chorando,sofrendo, gostando, adorando, gritando
Feito louca, alucinada e criança
Sentindo o meu amor se derramando
Não dá mais pra segurar, explode coração...

E a interpretação:

A letra da música sugere que o narrador trate-se de uma pessoa do sexo feminino envolvida num possível triângulo amoroso (ou relação condenável), cansada de manter a relação em sigilo por vontade do parceiro que a preteria; não é explicito se o narrador decide divulgar a relação ou abrir mão desta, agarrando-se ao orgulho e amor próprio e encarando a frustração; porém fica claro que a situação para ela está insustentável.
Note-se que a personagem do texto é uma mulher e o autor da letra um homem.”
______________________________________________


A terceira música analisada chama-se O Meu Amor, de Chico Buarque de Holanda. Por opção pessoal e por tratar-se de uma música bastante conhecida, dispensamos a postagem da letra. Note-se também que o autor, do sexo masculino, interpreta uma personagem do sexo feminino, ponto de maior relevância dos debates em sala. Segue a interpretação:

A letra é narrada por uma personagem, também do sexo feminino, que se mostra demasiadamente apaixonada por seu parceiro, com o qual descreve sua relação íntima de maneira um tanto volúvel.”
______________________________________________
 
Na seqüência foi solicitado que fizéssemos uma reflexão sobre os textos, respondendo as seguintes perguntas:

1- A voz que fala no texto é de uma personagem criada pelo autor. Você sabe como se chama a personagem que fala no texto? Identifique o narrador de cada texto dado.
 A resposta está nas três interpretações.

2 - Ao ler cada um dos textos, você, como leitor, deve ter tido sensações diferentes. Qual a sensação presente em cada texto?

As sensações podem ser definidas como as mais próximas possíveis das que os autores transmitem:
na primeira letra sente-se a presença de uma esperança de se apaixonar (novamente) por uma pessoa com que apostaríamos num relacionamento intenso enquanto existisse;
na segunda letra é quase “palpável” uma dor suprimida no peito do personagem, causada por uma rejeição;
a terceira letra nos faz sentir a malícia de uma paixão vivida, capaz de nos deixar imaturos, volúveis, fúteis.
______________________________________________
Na seqüência nos foi passado uma série de questões para que com base nestas criássemos um personagem X e elaborássemos um texto, atentando para coerência, elegância, ausência de erros de português, etc., enfim coisas básicas. Segue o texto:


A vida de um computador
      Triste a existência de um computador. Você não acha? Deixe-me convencê-lo. Não temos vida propriamente dita, pra começar,  nem vontade própria. Precisamos de um nerd seboso que entenda nossa arquitetura e funcionamento para podermos atingir nosso potencial máximo. Normalmente somos usados por leigos para o desenvolvimento de trabalho medíocres e, não raro, para alimentar   fantasias  imundas do operador em sites impróprios da internet.
         Somos supervalorizados no início de nossa “vida”, de maneira que  todos ganhem dinheiro com a nossa comercialização. Leitores, dêem destaque a essa palavra: comercialização! Ou seja, não existe sentimento nenhum para conosco até encontrarmos nosso dono, apenas transações comerciais. Destaque-se também essa palavra: dono! Durante toda nossa existência útil constituímos um bem como outro qualquer.
         Somos substituídos por alguém superior a nós após alguns anos de uso. Sem comentários, destaque-se também estas duas palavras: uso e substituídos! Quando não substituídos por completo nossas peças internas são trocadas por outras melhores com a justificativa, que não nos é informada, de que as antigas não estão mais com bom desempenho. Apenas os dados, medíocres, em que trabalhamos são salvos para serem USADOS em outra máquina.
         Enfim, você pode achar meus argumentos fracos, e exceto o descarte, tudo o mais gira em prol de nosso melhoramento. Além do mais somos equipamentos criados pelo homem e, se com os animais, criaturas de Deus, os humanos comentem atrocidades semelhantes, conosco isso seria mais que aceitável. Porém, nós somos computadores, as máquinas mais perfeitas, com a estrutura mais complexa e mais próximas a inteligência humana. Portanto merecemos mais respeito e tratamento mais digno.
         Com a velocidade que estamos evoluindo, graças a esforços humanos é verdade, e com a autonomia que estamos adquirindo, chegará um dia em que esse quadro será revertido, e os humanos dependerão das máquinas para funcionarem tanto quanto, ou mais, do que nós dependemos deles hoje. Porém, como esse dia ainda não chegou , saio de sena hoje dando espaço para um computador mais potente.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Rel. de aula do dia 24/02/2011.

Por: Cláudia, Daniel Amorim, Fernando e Geovany.
  
Currículos

Na aula do dia 24/02/2011 foi feita uma apresentação sobre a forma ideal de elaboração e apresentação de um currículo. Para enfatizar a importância do assunto a professora chamou a atenção para as circunstâncias atuais do mercado de trabalho, pois o currículo assume a função de cartão de visita do candidato que busca uma oportunidade de emprego, portanto a forma de se escrever este documento é tão importante quanto seu conteúdo.
Como definição de currículo temos “É um registro da sua historia profissional, assemelhado a um cartão de visita; é o seu portfólio profissional.” (por Eliana Larido).
O currículo deverá revelar que o candidato está qualificado para exercer as funções do cargo que deseja ocupar, retratando atitudes profissionais positivas.
Um currículo deve conter suas realizações e experiências profissionais, seus empreendimentos e habilidades e, se convir, resultados obtidos com seu engajamento profissional. Deve conter também os objetivos do candidato de forma clara e mostrar porque este merece o cargo que pleiteia. Pode salientar que o candidato contribuiu em empresas que trabalhou, destacar que é organizado, mencionando de forma objetiva apenas pontos positivo.
Os currículos podem ter duas classificações: genérico e direcionado. O Currículo genérico é aquele que contém todas as suas experiências profissionais, formação acadêmica, cursos e palestras dos quais participou, etc. O currículo direcionado pode ter a mesma estrutura do genérico porém vai conter apenas as experiências e conhecimentos relacionados com o cargo pretendido.
 O ideal é que se tenha sempre atualizado um currículo genérico e ao surgir de uma oportunidade de emprego interessante configura-se, a partir deste, um direcionado. Este último não deve ultrapassar duas páginas, formatado em fonte Arial, tamanho 12 e preferencialmente impresso em folha branca tamanho A4; apenas a título de sugestão, atentando para elegância e sobriedade do documento.
Para presidentes e cargos do tipo são aceitáveis três páginas; recém-formados apenas uma. Este documento não deve conter capa, excessos de “enfeites” e documentos pessoais como RG, CPF, CTPS, etc.
Aos recém-formados e sem experiências profissionais é sugerido que que dêem ênfase primeiramente a idiomas dominados, citem TCC, pesquisas, estágios, trabalhos voluntários, etc. Cursos complementares relacionados a área pretenida devem ser referidos ao final. Sugere-se ainda o uso da carta de apresentação.
É recomendável foto apenas quando o candidato deixar o currículo na empresa ou encaminhar por e-mail. Não assine, plastifique, dobre ou tire fotocópias do documento direcionado. Sugere-se ainda que não seja mencionada pretensão salarial, demissões e seus motivos, hobbies (absurdo!) e muito menos expressões semelhantes a “Disponível para contratação imediata”! (sauhsuahsuhsua! Desculpe-me professora! Mas aí foi engraçado!).
Em termos de classificação os currículos são divididos ainda em cronológico, funcional e cronológico- funcional, porém pesquisas adicionais são necessárias antes que uma clara compreensão destes fenômenos seja alcançada (rsrs, mais uma vez, desculpe-me).
Ao final da apresentação foram dados alguns modelos de currículos recomendados, desses disponíveis na internet mesmo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Relatório da Gincana de Boas Vindas 2011 da Faculdade Estácio Atual.

Por Daniel Amorim.


No dia 24 de fevereiro do corrente ano, por volta das 21h teve início a Gincana de Boas Vindas 2011 da Faculdade Estácio Atual. O evento se estendeu durante os dias 25 e 26 de fevereiro e dia 03 de março e teve por finalidade recepcionar os alunos novos num clima desportivo e de festa, integrando-os aos veteranos e demais membros colaboradores da faculdade.
A constituição da gincana se deu, inicialmente, pela divisão dos cursos em áreas sob mesma coordenação, formando cinco equipes distintas. Cada equipe recebeu um nome e uma cor para caracterizá-la. As cores predefinidas foram: vermelho, azul royal, verde, amarelo, lilás e laranja; e os nomes: Áquila, Canes Venatici, Chamaleon, Draco, Hydrus e Orion. Logo foram estabelecidas as provas, as normas e então declarado o início da competição. Algumas provas continham caráter social como arrecadação de donativos que beneficiariam entidades carentes.
Nos dias 24 e 25/02 a gincana aconteceu no horário das 20h às 23h, aproximadamente. No primeiro dia foram realizadas as provas de Apresentação das Equipes, Desfile dos candidatos a Mister e Miss Atual 2011, Apresentação das bandas de duas equipes para a Prova do Show Acústico e uma rápida palestra falando sobre o programa Mesa Brasil do SESI, beneficiado com donativos arrecadados durante as atividades da gincana.
No dia 25/02 o evento aconteceu no mesmo horário do dia anterior e foram realizadas as provas da Banda Maluca, que consistiu numa apresentação musical de cerca de 90 segundos com materiais reciclados improvisados na hora. Na seqüência foi executada a prova da Encenação de um trecho do desenho animado A Dama e o Vagabundo e feita a apresentação intercalada das bandas de outras duas equipes para a Prova do Show Acústico. Neste dia foi feita a apresentação da banda musical da Equipe Draco, da qual faço parte.
No dia 26/02, sábado, o evento ocorreu nos horários das 08h às 12h e 14h às 18h; onde pela manhã, foram realizadas as provas de Embaixadinha, Queimada, Corrida Maluca, Prova de Conhecimentos, Prova do Bolo e outras. Vale destacar que a Prova da Corrida Maluca consistiu numa corrida em equipe de três membros dispostos um ao lado do outro, onde o membro do meio tinha as pernas amarradas às dos colegas. A Prova do Bolo avaliava o bolo mais criativo e saboroso das equipes. As demais provas possuem nomes sugestivos. Na parte da tarde foram realizadas as provas de Melhor Coreografia e outras.
No dia 03/03 o horário da gincana voltou para 20h às 23h. Neste dia foram apurados os resultados das provas que ainda faltavam, foi anunciada a equipe que alcançou maior pontuação, vencedora da gincana e foi realizado o  Show de Encerramento com uma banda local e reapresentação da melhor banda dentre as concorrentes, a banda da equipe Canes Venatici. A vencedora da gincana foi a equipe Aquila, fincando com os segundo e terceiro lugares as equipes Chamaleon e Canes Venatici, respectivamente. Porém todas as equipes receberam troféus de participação.
Enfim, diante do espírito saudável, desportivo e festivo testemunhado durante  a gincana, e levando em consideração a integração gerada entre os alunos, certamente os dias de aula que se substitui pelo engajamento na participação e acompanhamento das provas refletem de uma maneira positiva sobre o aluno calouro. O único ponto interessante de ser notado é que não se perca o foco principal de estar na faculdade: ESTUDAR.

Concentração das equipes 

Concentração da equipe Draco 


Membros da Draco, alunos da 1SINB, destaque-se Craudinha e eu, Daniel, autores do blog.

Relatório da aula do dia 17/02/11

Por: Cláudia, Daniel, Fernando e Geovany.

Resumos
 
Na aula correspondente a este  dia foi trabalhados o tema Resumos. A professora conduziu debates estimulando a turma a refletir de forma crítica sobre o assunto.
Dentro do tema nos foi exposto uma série de normas que facilitam a elaboração e melhoram a apresentação de um resumo; também foram citados os principais tipos usados e suas devidas aplicações, bem como os procedimentos que devem ser aplicados e os que devem ser evitados ao se fazer um resumo.
Como conceito de resumo temos: “maneira de sintetizar as informações principais sem comprometer o sentido original”; em outras palavras, a ABNT define resumo como a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto”. O que quer dizer exatamente a mesma coisa.
Os tipos de resumo apresentados e suas respectivas e aplicações e características são os defendidos pela ABNT:
·         Indicativo: caracteriza-se por um sumário narrativo que cita os pontos importantes do texto mas não dispensa a leitura do original para uma compreensão mais ampla do assunto. Essa modalidade é também conhecida como descritiva
·         Informativo: também conhecido como analítico, dispensa a leitura do original; contém os objetivos, métodos e técnicas empregados, resultados e conclusões; dispensando comentários pessoais e juízos.
·         Informativo / indicativo: como o próprio nome sugere, contém características dos dois primeiros, podendo dispensar a leitura do texto original para as conclusões porém não para os demais aspectos tratados.
·         Crítico ou recensão: também denominado resenha, é redigido por especialistas sobre um assunto específico do qual é feita uma análise crítica.

Entre outras observações, um resumo deve ser constituído de um único parágrafo, segundo a ABNT; as idéias devem respeitar a ordem do texto original e deve ser redigido em linguagem clara e objetiva evitando-se redundâncias.
Como dica para se fazer um resumo é recomendado primeiramente sublinhar os trechos essenciais do texto original, identificar nos trechos destacados a idéia principal, pesquisar palavras desconhecidas e substituí-las por sinônimos de seu domínio e logo descrever com originalidade a idéia central.
Ao final da apresentação foram dados exemplo de como se monta cada uma das modalidades de resumos citadas. Foram exemplificados ainda alguns termos, ditos como “úteis”, apresentados em linguagem rebuscada e logo seguidos de seus significados em linguagem popular. Um dos mais interessantes e aplicáveis foi “Pesquisas adicionais são necessárias antes que uma clara compreensão do fenômeno seja alcançada.”, o que quer dizer nada mais que “Não compreendo o fenômeno!
Ao final nos foi solicitado um relatório sobre a Gincana de Boas Vindas 2011 da Atual, que logo estará disponível.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Rel.da aula do dia 10/02/11

Por: Cládia, Daniel, Fernando e Geovany


A aula começou com a correção da tarefa de LEITURA, COMPREENSAÕ E INTERPRETAÇÃO da imagem da mulher negra amamentando o menino branco, onde houve debates sobre as diversas interpretações da imagem.
Logo a professora passou a trabalhar em cima dos slides que seguem, os quais continuavam a abordar o assunto “leitura”.
(...)
 

Rel. da Aula do dia 08/02/2011.

Por: Cládia, Daniel, Fernando e Geovany
 

A aula começou com a seguinte “missão”: Completar as frases abaixo:
Objetivo: desenvolver nos estudantes a capacidade de produzir, compreender, interpretar...textos escrito.
  1. O mundo seria mais feliz se ...
    ... as pessoas fossem mais compreensivas.
  2. Uma amizade é realmente importante quando...
    ...evolve pessoas com sentimentos nobres e verdadeiros.
  3. Paciência e tolerância são para mim ...
    ... duas virtudes que eu não tenho.
  4. Comparo a preguiça e o comodismo...
    ... a falta de compromisso consigo e com os outros.
  5. Algo que me irrita profundamente...
    … é a preguiça e o comodismo aparentemente cultural dos brasileiros (de maneira genérica).
  6. Acho que as pessoas deveriam...
    … inclusive eu, aproveitar melhor o tempo livre, se ocupando com coisas edificantes, que agreguem valor a vida.
  7. Um aspecto curioso que percebi no grupo que faço parte foi...
    … que inicialmente todos se mostraram muito participativos e comprometidos.
  8. Quando os dias amanhecem nublado eu...
    … normalmente prefiro que chova para que possa dormir mais um pouco.
  9. A qualidade indispensável nas pessoas é...
    … o respeito pelo próximo.
  10. Sinto que o grupo que começo a conviver é...
    … composto por pessoas semelhantes a mim.
____//____//____

Slides sobre LEITURA
·         O que é leitura?
·         O que é texto?
·         O que é leitor?
·         Qual o papel do professor, especialmente o de Literatura, na formação do leitor?

Origem da palavra leitura

A palavra leitura vem do verbo latino legere que, segundo o Dicionário Houaiss, significa recolher, escolher, captar com os olhos.

A leitura verbal (rápido histórico)

·         Da Antiguidade até a Idade Média – atividade para uma elite erudita.
·         Século XVIII – Europa – publicação de romances a baixo custo e jornais contendo folhetins literários.
·         Século XIX – mulheres ganham acesso à leitura e à escola.
·         Século XX - Cultura de massa.

O leitor

O leitor é “(...)parte integrante do ato de leitura, não apenas como pólo questionador, mas também como elemento de impulso reestruturante da obra pelo autor (Luiza Lobo)”.
Estética da Recepção (Hans Robert Jauss, 1967).

Texto
·         “Um conjunto de estruturas inter-relacionadas”.
·         Conjunto de códigos elaborados, cuja finalidade é, em alguma instância, passar uma mensagem (Semiótica da Cultura).
·         “Unidade mínima da cultura”. Iuri Lotman
·         É um conjunto organizado de signos.
·         Signo é a representação parcial de um objeto ou idéia (Peirce).
·         Nenhum signo é capaz de representar o objeto em sua totalidade.
·         Signo é a presença de uma ausência.
·         Pressupõe um código e uma sintaxe.
·         Ler pressupõe o domínio do código e da sintaxe do texto (verbal ou não verbal).
O texto verbal requer
·         Decodificação (domínio do código).
·         Decifração (compreensão profunda do código).
O texto não verbal
“É uma experiência quotidiana (...). A manifestação quotidiana é apreendida por meio da leitura”.
Lucrécia D´Aléssio Ferrara
Exemplos:


...

Categorias do signo
·         Ícones: relacionam-se ao objeto por analogia ou semelhança.
·         Índices: relacionam-se ao objeto por indicação ou indício.
·         Símbolos: relacionam-se ao objeto por convenção.
A leitura requer
·         Relações intertextuais
·         Relações intersemióticas
A leitura
·         Integra sensações.
·         Associa percepções.
·         Desperta a memória de nossas experiências sensíveis e culturais, individuais e coletivas.
·         Exige envolvimento, emoção e prazer estético.
Repertório
Quanto maior o repertório do leitor, quanto maior o seu domínio dos diversos códigos de linguagem, maior a sua capacidade de realizar e aprofundar a leitura de qualquer texto.
O papel do professor
“Ampliar a compreensão do texto, reencontrar um contexto de cultura que acrescente um certo prazer à leitura”.
“(...) recuperar uma utopia que articule a literatura com a vida humana, por mais atribulada que esteja”.
      Maria Inês Batista Campos
Formar o leitor significa:
Dar condições para ele descobrir que sua convivência com o texto e a escrita antecede sua relação com a instituição chamada literatura.
ZILBERMAN, R. & SILVA, EZEQUIEL. Literatura e Pedagogia, ponto e contraponto.
A literatura...
“Está presente em boa parte dos momentos de sua vida; e talvez por ser destituída de mistério e sacralidade, trata-se de uma atividade boa e agradável”.
 ZILBERMAN, R. & SILVA, EZEQUIEL. Literatura e Pedagogia, ponto e contraponto.
O leitor ideal
  • Observa, com “olhos livres”, o universo que o cerca.
  • Relaciona códigos variados e percebe o texto em suas estruturas mais profundas.
  • Relaciona-se com os produtos da cultura.
Na seqüência nos foi solicitado LER, COMPREENDER E INTERPRETAR a seguinte imagem:
Interpretação:

Comercial da Zorba sugere aos homens que comprem uma cueca da marca para ser estreada possivelmente num encontro com sua parceira no Dia dos Namorados; sugere às mulheres que dêem uma cueca nova, logicamente da marca, aos seus parceiros, de presente de Dia dos Namorados. Nesse contexto existe um tom humorístico que compara o membro sexual masculino a um passarinho.
______//______//______
Como tarefa para casa faríamos a leitura, compreensão e interpretação da imagem a seguir:
"Mulher negra, magra, nua e de seios murchos amamentando menino branco de aparência saudável num ambiente aparentemente árido e sem vida..."

Interpretação:
Imagem pode fazer menção ao racismo, não somente entre brancos e negros, mas também entre países industrializados e subdesenvolvidos, com referencia a pele de seus habitantes e ao fato de que os primeiros crescem em função da exploração dos subdesenvolvidos. Também pode ser vista uma relação com classes sociais em qualquer hambiente. (em elaboração)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Frases e trechos...

"Qual o coletivo de pobre?
ônibus!"
                    Fonte: Cláudia/Rainha

Trecho de música que não me sai da cabeça:

"Já faz tempo, muito tempo não lhe vejo
meu desejo era rever sua pessoa
estou feliz porque você está boa, você está boa, VOCÊ ESTÁ BOA!"


P.S.:Amanhã postarei algo de útil, tipo a última aula!
                                                                     Fui!

Interesse comum da turma - linki do grupo

https://groups.google.com/group/sistemasatual2011?hl=pt-BR

Aí galera, utilidade pública à 1SINB...
AbraçoooO!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Relatório da aula do dia 03/02/2011.

Por: Daniel Amorim, Fernando, Geovany e Claudvânia (Cláudia/Rainha)] = DFGCPIISI.

Portfólio
(Pesquisa encomendada)
Perguntas sugeridas pela professora:
Como elaborar um portfólio?
Documentos que o compõe?

O termo portfólio designa uma lista de trabalhos de um profissional ou acadêmico contendo todos os registros do que foi visto em aula: notas, percepções, reflexões, artigos relacionados, etc., visando uma avaliação crítica do aprendizado e o desenvolvimento das competências, atitudes e conhecimentos do aluno.
Originalmente a expressão vem do inglês (anglo saxão) e define o conjunto de títulos e ações de um investidor individual ou institucional.
Quanto a estrutura um portfólio é constituído, aproximadamente, de:
·         Capa
·         Índice
·         Introdução
·         Hipótese
·         Desenvolvimento pessoal
·         Desenvolvimento social
·         Desenvolvimento acadêmico
·         Conclusão
·         Anexos e
·         Bibliografia
      Atualmente é freqüente apresentar o portfólio em suporte digital.
    
Descrição da aula...

      Por ser a primeira aula da disciplina a professora começou com uma ligeira apresentação, num tom quase informal, sobre ela e o módulo, onde anotou no quadro seu nome, sem nenhum contato.
      Logo pediu que a turma se dividisse (ou reunisse) em grupos de quatro pessoas, anotássemos um desejo para a turma e o semestre e criássemos um grito de guerra com expressão corporal/física. O desejo foi uníssono em significado: “Que ninguém desista e que façamos a diferença”. Nosso grito de guerra, que não foi o mais aclamado, mas bem aplaudido, dizia apenas “SISTEMAS!”, acompanhado de um soquinho no ar, que não foi combinado nem seguido por todos.
      Note-se que o grupo constituído em sala não era, na íntegra, o mesmo da elaboração do presente blog.
      Na seqüência assistimos, três vezes, a um vídeo motivacional: a primeira vez lendo a legenda da trilha sonora, a segunda lendo anotando algumas palavras que apareciam na tela e a terceira prestando atenção na cena, que se traduzia por um grupo de alpinistas escalando uma montanha de gelo, onde apenas dois chegaram ao topo. A mensagem foi clara, apesar de ter várias interpretações, porém não vou explicá-la aqui.
      Das palavras anotadas nos foi solicitado que elaborássemos um texto, o meu está anotado abaixo, os da Cláudia e do Geovany estão a critério e o do Fernando... aparentemente ele entendeu que era um texto para o grupo todo (na verdade ainda não sei se ele não tinha razão).

Vídeo
(Esquece! a internet está lenta! Quem sabe outro dia....)

Texto com base no vídeo
Por Daniel Amorim
(intitulado "Vencer", as palavras-chaves estão sublinhadas)
Vencer
      “Segundo o vídeo recentemente assistido e a experiência de vida de qualquer vencedor consultado, para vencer é necessário ter disciplina de trabalho, treinamento árduo para se adquirir habilidade e segurança no que faz, seja lá o que for.
      É necessário ter confiança nos companheiros de jornada e imprescindível ACREDITAR NO QUE FAZ! É saudável para o sucesso a cooperação, porém indispensável o esforço individual, a perseverança, a coragem e a alta atividade. Observando-se os pontos citados o fracasso torna-se improvável e o sucesso uma meta tangível.
      Porém há um ditado, provavelmente pronunciado pela primeira vez por um vencedor, que alerta sobre o “topo ser um lugar solitário”; sendo assim é inteligente esforçar-mo-nos por levar alguém conosco; em outras palavras eu diria que além de nobre o ato da cooperação é também muito benéfico.”

      O próximo assunto da aula abordou as diretrizes para a elaboração do presente blog.
      Em síntese a diferenciada primeira aula da professora Eliana visou à interação dos alunos ao tempo que uma exposição dos conhecimentos individuais de português.