segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Rel.da aula do dia 10/02/11

Por: Cládia, Daniel, Fernando e Geovany


A aula começou com a correção da tarefa de LEITURA, COMPREENSAÕ E INTERPRETAÇÃO da imagem da mulher negra amamentando o menino branco, onde houve debates sobre as diversas interpretações da imagem.
Logo a professora passou a trabalhar em cima dos slides que seguem, os quais continuavam a abordar o assunto “leitura”.
(...)
 

Rel. da Aula do dia 08/02/2011.

Por: Cládia, Daniel, Fernando e Geovany
 

A aula começou com a seguinte “missão”: Completar as frases abaixo:
Objetivo: desenvolver nos estudantes a capacidade de produzir, compreender, interpretar...textos escrito.
  1. O mundo seria mais feliz se ...
    ... as pessoas fossem mais compreensivas.
  2. Uma amizade é realmente importante quando...
    ...evolve pessoas com sentimentos nobres e verdadeiros.
  3. Paciência e tolerância são para mim ...
    ... duas virtudes que eu não tenho.
  4. Comparo a preguiça e o comodismo...
    ... a falta de compromisso consigo e com os outros.
  5. Algo que me irrita profundamente...
    … é a preguiça e o comodismo aparentemente cultural dos brasileiros (de maneira genérica).
  6. Acho que as pessoas deveriam...
    … inclusive eu, aproveitar melhor o tempo livre, se ocupando com coisas edificantes, que agreguem valor a vida.
  7. Um aspecto curioso que percebi no grupo que faço parte foi...
    … que inicialmente todos se mostraram muito participativos e comprometidos.
  8. Quando os dias amanhecem nublado eu...
    … normalmente prefiro que chova para que possa dormir mais um pouco.
  9. A qualidade indispensável nas pessoas é...
    … o respeito pelo próximo.
  10. Sinto que o grupo que começo a conviver é...
    … composto por pessoas semelhantes a mim.
____//____//____

Slides sobre LEITURA
·         O que é leitura?
·         O que é texto?
·         O que é leitor?
·         Qual o papel do professor, especialmente o de Literatura, na formação do leitor?

Origem da palavra leitura

A palavra leitura vem do verbo latino legere que, segundo o Dicionário Houaiss, significa recolher, escolher, captar com os olhos.

A leitura verbal (rápido histórico)

·         Da Antiguidade até a Idade Média – atividade para uma elite erudita.
·         Século XVIII – Europa – publicação de romances a baixo custo e jornais contendo folhetins literários.
·         Século XIX – mulheres ganham acesso à leitura e à escola.
·         Século XX - Cultura de massa.

O leitor

O leitor é “(...)parte integrante do ato de leitura, não apenas como pólo questionador, mas também como elemento de impulso reestruturante da obra pelo autor (Luiza Lobo)”.
Estética da Recepção (Hans Robert Jauss, 1967).

Texto
·         “Um conjunto de estruturas inter-relacionadas”.
·         Conjunto de códigos elaborados, cuja finalidade é, em alguma instância, passar uma mensagem (Semiótica da Cultura).
·         “Unidade mínima da cultura”. Iuri Lotman
·         É um conjunto organizado de signos.
·         Signo é a representação parcial de um objeto ou idéia (Peirce).
·         Nenhum signo é capaz de representar o objeto em sua totalidade.
·         Signo é a presença de uma ausência.
·         Pressupõe um código e uma sintaxe.
·         Ler pressupõe o domínio do código e da sintaxe do texto (verbal ou não verbal).
O texto verbal requer
·         Decodificação (domínio do código).
·         Decifração (compreensão profunda do código).
O texto não verbal
“É uma experiência quotidiana (...). A manifestação quotidiana é apreendida por meio da leitura”.
Lucrécia D´Aléssio Ferrara
Exemplos:


...

Categorias do signo
·         Ícones: relacionam-se ao objeto por analogia ou semelhança.
·         Índices: relacionam-se ao objeto por indicação ou indício.
·         Símbolos: relacionam-se ao objeto por convenção.
A leitura requer
·         Relações intertextuais
·         Relações intersemióticas
A leitura
·         Integra sensações.
·         Associa percepções.
·         Desperta a memória de nossas experiências sensíveis e culturais, individuais e coletivas.
·         Exige envolvimento, emoção e prazer estético.
Repertório
Quanto maior o repertório do leitor, quanto maior o seu domínio dos diversos códigos de linguagem, maior a sua capacidade de realizar e aprofundar a leitura de qualquer texto.
O papel do professor
“Ampliar a compreensão do texto, reencontrar um contexto de cultura que acrescente um certo prazer à leitura”.
“(...) recuperar uma utopia que articule a literatura com a vida humana, por mais atribulada que esteja”.
      Maria Inês Batista Campos
Formar o leitor significa:
Dar condições para ele descobrir que sua convivência com o texto e a escrita antecede sua relação com a instituição chamada literatura.
ZILBERMAN, R. & SILVA, EZEQUIEL. Literatura e Pedagogia, ponto e contraponto.
A literatura...
“Está presente em boa parte dos momentos de sua vida; e talvez por ser destituída de mistério e sacralidade, trata-se de uma atividade boa e agradável”.
 ZILBERMAN, R. & SILVA, EZEQUIEL. Literatura e Pedagogia, ponto e contraponto.
O leitor ideal
  • Observa, com “olhos livres”, o universo que o cerca.
  • Relaciona códigos variados e percebe o texto em suas estruturas mais profundas.
  • Relaciona-se com os produtos da cultura.
Na seqüência nos foi solicitado LER, COMPREENDER E INTERPRETAR a seguinte imagem:
Interpretação:

Comercial da Zorba sugere aos homens que comprem uma cueca da marca para ser estreada possivelmente num encontro com sua parceira no Dia dos Namorados; sugere às mulheres que dêem uma cueca nova, logicamente da marca, aos seus parceiros, de presente de Dia dos Namorados. Nesse contexto existe um tom humorístico que compara o membro sexual masculino a um passarinho.
______//______//______
Como tarefa para casa faríamos a leitura, compreensão e interpretação da imagem a seguir:
"Mulher negra, magra, nua e de seios murchos amamentando menino branco de aparência saudável num ambiente aparentemente árido e sem vida..."

Interpretação:
Imagem pode fazer menção ao racismo, não somente entre brancos e negros, mas também entre países industrializados e subdesenvolvidos, com referencia a pele de seus habitantes e ao fato de que os primeiros crescem em função da exploração dos subdesenvolvidos. Também pode ser vista uma relação com classes sociais em qualquer hambiente. (em elaboração)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Frases e trechos...

"Qual o coletivo de pobre?
ônibus!"
                    Fonte: Cláudia/Rainha

Trecho de música que não me sai da cabeça:

"Já faz tempo, muito tempo não lhe vejo
meu desejo era rever sua pessoa
estou feliz porque você está boa, você está boa, VOCÊ ESTÁ BOA!"


P.S.:Amanhã postarei algo de útil, tipo a última aula!
                                                                     Fui!

Interesse comum da turma - linki do grupo

https://groups.google.com/group/sistemasatual2011?hl=pt-BR

Aí galera, utilidade pública à 1SINB...
AbraçoooO!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Relatório da aula do dia 03/02/2011.

Por: Daniel Amorim, Fernando, Geovany e Claudvânia (Cláudia/Rainha)] = DFGCPIISI.

Portfólio
(Pesquisa encomendada)
Perguntas sugeridas pela professora:
Como elaborar um portfólio?
Documentos que o compõe?

O termo portfólio designa uma lista de trabalhos de um profissional ou acadêmico contendo todos os registros do que foi visto em aula: notas, percepções, reflexões, artigos relacionados, etc., visando uma avaliação crítica do aprendizado e o desenvolvimento das competências, atitudes e conhecimentos do aluno.
Originalmente a expressão vem do inglês (anglo saxão) e define o conjunto de títulos e ações de um investidor individual ou institucional.
Quanto a estrutura um portfólio é constituído, aproximadamente, de:
·         Capa
·         Índice
·         Introdução
·         Hipótese
·         Desenvolvimento pessoal
·         Desenvolvimento social
·         Desenvolvimento acadêmico
·         Conclusão
·         Anexos e
·         Bibliografia
      Atualmente é freqüente apresentar o portfólio em suporte digital.
    
Descrição da aula...

      Por ser a primeira aula da disciplina a professora começou com uma ligeira apresentação, num tom quase informal, sobre ela e o módulo, onde anotou no quadro seu nome, sem nenhum contato.
      Logo pediu que a turma se dividisse (ou reunisse) em grupos de quatro pessoas, anotássemos um desejo para a turma e o semestre e criássemos um grito de guerra com expressão corporal/física. O desejo foi uníssono em significado: “Que ninguém desista e que façamos a diferença”. Nosso grito de guerra, que não foi o mais aclamado, mas bem aplaudido, dizia apenas “SISTEMAS!”, acompanhado de um soquinho no ar, que não foi combinado nem seguido por todos.
      Note-se que o grupo constituído em sala não era, na íntegra, o mesmo da elaboração do presente blog.
      Na seqüência assistimos, três vezes, a um vídeo motivacional: a primeira vez lendo a legenda da trilha sonora, a segunda lendo anotando algumas palavras que apareciam na tela e a terceira prestando atenção na cena, que se traduzia por um grupo de alpinistas escalando uma montanha de gelo, onde apenas dois chegaram ao topo. A mensagem foi clara, apesar de ter várias interpretações, porém não vou explicá-la aqui.
      Das palavras anotadas nos foi solicitado que elaborássemos um texto, o meu está anotado abaixo, os da Cláudia e do Geovany estão a critério e o do Fernando... aparentemente ele entendeu que era um texto para o grupo todo (na verdade ainda não sei se ele não tinha razão).

Vídeo
(Esquece! a internet está lenta! Quem sabe outro dia....)

Texto com base no vídeo
Por Daniel Amorim
(intitulado "Vencer", as palavras-chaves estão sublinhadas)
Vencer
      “Segundo o vídeo recentemente assistido e a experiência de vida de qualquer vencedor consultado, para vencer é necessário ter disciplina de trabalho, treinamento árduo para se adquirir habilidade e segurança no que faz, seja lá o que for.
      É necessário ter confiança nos companheiros de jornada e imprescindível ACREDITAR NO QUE FAZ! É saudável para o sucesso a cooperação, porém indispensável o esforço individual, a perseverança, a coragem e a alta atividade. Observando-se os pontos citados o fracasso torna-se improvável e o sucesso uma meta tangível.
      Porém há um ditado, provavelmente pronunciado pela primeira vez por um vencedor, que alerta sobre o “topo ser um lugar solitário”; sendo assim é inteligente esforçar-mo-nos por levar alguém conosco; em outras palavras eu diria que além de nobre o ato da cooperação é também muito benéfico.”

      O próximo assunto da aula abordou as diretrizes para a elaboração do presente blog.
      Em síntese a diferenciada primeira aula da professora Eliana visou à interação dos alunos ao tempo que uma exposição dos conhecimentos individuais de português.